V√≠cio em jogos de azar ‚Äď o jogo respons√°vel no Brasil

Vício em jogos de azar

O v√≠cio em jogos de azar existe para os brasileiros e conhecer um pouco mais sobre esse tema nunca √© demais. Rodeado por diversos boatos e grandes repercuss√Ķes hist√≥ricas, essa quest√£o j√° foi tratada algumas vezes por autoridades brasileiras. E, atualmente, esse tipo de jogo √© considerado ilegal em territ√≥rio nacional.

Existem tipos de jogos de azar no Brasil, dentre eles estão as máquinas caça-níqueis, vinte-e-um e roleta. Essas são as principais modalidades que sites de cassino online oferecem para seus usuários. E o brasileiro pode acabar confuso com a possibilidade de jogar pela internet e ser punido por isso.

A √ļltima atualiza√ß√£o na legisla√ß√£o sobre jogos de azar legaliza√ß√£o foi em 1946, quando o ent√£o presidente Eurico Gaspar Dutra estabeleceu a lei 9.215. O decreto pro√≠be a explora√ß√£o de jogo de azar em territ√≥rio nacional. Mas em 2019 o plen√°rio do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei n¬ļ 186/2014.

O PL 186/2014 foi encaminhado para deliberação no Plenário do Senado Federal e aguarda confirmação para ser incluído na ordem do dia. A ideia dos senadores é discutir esse projeto de lei para regulamentar os jogos de azar no Brasil, permitindo que algumas modalidades sejam exploradas, desde cumpram com certos requisitos.

    ‚ĚĆ O risco de jogar
  • Tipo de jogo que depende muito da sorte
  • Jogo considerado ilegal em territ√≥rio brasileiro
  • Possibilidade de v√≠cio
  • Pode ser uma raz√£o para uma discuss√£o entre um viciado e seus entes queridos.

Problemas relacionado ao vício de jogos de azar

Duas palavras est√£o interligadas com rela√ß√£o a esse tema: v√≠cio em jogos de azar ‚Äď tratamento. Muitas pessoas acreditam que essa modalidade de jogo √© inofensiva, mas ela pode gerar problemas no relacionamento entre pessoas, destruir casais ou at√© mesmo causar fal√™ncia aos mais aficionados.

O jogo de azar no Brasil é crime principalmente pelo fato dessa modalidade já ter sido comprovada como causadora de problemas familiares, onde o viciado acaba por se afastar dos membros da família devido ao seu vício. Ou então o alto sedentarismo, já que a pessoa com esse problema ficará muitas horas jogando sem uma pausa nem mesmo para o descanso.como se livrar do vicio de jogos de azar

Há ainda pessoas que buscam saber como se livrar do vício de jogos de azar devido ao fato de terem pegado muito dinheiro emprestado para jogar. E depois de perder todo o valor arriscado acabam tendo que recorrer a empresas que fornecem crédito para que possam quitar suas dívidas.

Mas muitas pessoas poderão estar expostas sem saber o que é jogos de azar no Brasil. Para que você saiba brevemente o que é esse tipo de modalidade vamos apresentar alguns exemplos e explicar o motivo disso acontecer. Assim você estará com tudo pronto para, quando participar desse mundo, conseguir evitar maiores problemas.

O que s√£o jogos de azar?

Para saber quais são os jogos de azar no Brasil basta pensar se o jogo que você está jogando está ou não relacionado com a sorte. Caso a sua vitória dependa da derrota de outros participantes com base meramente na sorte, então essa diferença de probabilidades refere-se a um jogo de azar.

O bingo √© jogo de azar, por exemplo. Apesar de voc√™ pode escolher sua cartela e os n√ļmeros premiados, tudo est√° basicamente ligado √† sua sorte. E voc√™ precisar√° dela para conseguir vencer seus advers√°rios e ser premiado. Entre os jogos de azar exemplos est√£o tamb√©m o vinte-e-um, bacar√°, roleta e principalmente m√°quinas ca√ßa-n√≠queis.

Como evitar o vício em jogos de azar?

O jogo de azar e sorte √© um perigo para menores de idade, principalmente pelo fato deles se viciarem, caso consigam ganhos instant√Ęneos. A sede por grandes pr√™mios e os variados holofotes, principalmente das m√°quinas ca√ßa-n√≠queis, s√£o um atrativo a parte para jovens que ainda n√£o sabem o risco que correm.

Cabem aos adultos conhecerem os jogos de azar lei e o programa jogo responsável. Ambos atuam juntos para prevenir que jovens caiam na tentação e acabem por se viciar nessa modalidade de jogo virtual. E existem alguns sinais que podem indicar quando alguém está se viciando nesse tipo de game, como, por exemplo:

‚ÄĘ Tempo excessivo na frente do computador;‚ÄĘ Gastos acima do normal para com jogos de aposta;
‚ÄĘ Pouca sociabilidade com amigos e familiares;vicio em poker
‚ÄĘ Solicita√ß√Ķes constantes de ajuda financeira para apostar em jogos.

O jogo responsável no Brasil ajuda a deixar tudo mais fácil para os adultos. Você pode eventualmente o histórico de acessos pelo navegador do seu filho e verificar quais sites ele tem entrado. Além disso, ter um controle de como estão os gastos dele e onde ele está gastando seu dinheiro é essencial.

Procure também conversar se poker é jogo de azar e qual é a opinião de seu filho sobre o assunto. Isso abrirá às portas para que ele se sinta à vontade para conversar com você sobre o tema e possa procurar sua ajuda, caso sinta a necessidade de tratar o seu vício excessivo nesse tipo de jogo.

Campanhas publicitárias ajudam na prevenção

Apesar de existir, o jogo respons√°vel por si s√≥ n√£o √© capaz de prevenir que algumas pessoas acabem se viciando em jogos de azar. Por isso, diversas organiza√ß√Ķes se reuniram para ajudar pessoas que s√£o viciadas nessa modalidade e precisam de ajuda para sair da situa√ß√£o que se encontram.

Uma das campanhas mais famosas do mundo em rela√ß√£o aos jogos de azar permitidos no Brasil pela internet √© o When the Fun Stops ‚Äď STOP, ou seja, Quando e Felicidade Acabe ‚Äď PARE. Criada pela BeGambleAware.org, uma organiza√ß√£o do Reino Unido, a ideia da campanha promocional √© ajudar as pessoas a controlarem seus gastos nessa modalidade.

como sair do vicio de jogos

Entre os postulados apresentados pela campanha est√£o:

‚ÄĘ A defini√ß√£o de limites quando voc√™ come√ßa a jogar um jogo de azar;
‚ÄĘ N√£o apostar caso voc√™ esteja irritado;
‚ÄĘ Apostar somente o que voc√™ consegue pagar;
‚ÄĘ N√£o evitar seus amigos para poder jogar;
‚ÄĘ N√£o ficar ca√ßando suas derrotas em busca de vingan√ßa.

Especificamente no Brasil institui√ß√Ķes como a Associa√ß√£o Nacional por uma Economia de Comunh√£o (Anpecom) e a Associa√ß√£o Cultural e de Cidadania (Civitas) atuaram juntas em busca de uma campanha nacional para alertar brasileiros sobre os jogos de azar e como eles s√£o perigosos.

Organiza√ß√Ķes oferecem ajuda

jogo respons√°vel

Antes de falar em jogos de azar contraven√ß√£o penal √© importante ter em mente que existem organiza√ß√Ķes que ajudam pessoas que s√£o viciadas ou ent√£o est√£o ainda se viciando nessa modalidade. Geralmente intituladas de Jogadores An√īnimos, esses grupos re√ļnem indiv√≠duos que precisam de aux√≠lio para lidar com seus v√≠cios.

Existem tamb√©m cl√≠nicas terap√™uticas, as quais oferecem apoio para jogadores compulsivos e permite que eles tenham ajuda por parte de quem entende como lidar com esse problema. Al√©m disso, internacionalmente tamb√©m existem organiza√ß√Ķes que ajudam, caso o indiv√≠duo fale ingl√™s, como a GamCare, por exemplo.

Para participar dessas empresas de azar no jogo voc√™ pode acessar o site oficial delas e preencher o formul√°rio para contato. Al√©m disso, no caso das institui√ß√Ķes brasileiras, √© poss√≠vel entrar no portal online e ver o telefone de contato. Ao final, basta ligar para receber informa√ß√Ķes relacionadas ao tema de v√≠cio em jogos de sorte.

Conclus√£o: internet ajuda no tratamento

Apesar de ser permitido jogar jogos de azar pela internet, e ela ser considerada a principal fonte de problemas para quem acessa esse tipo de jogo online gr√°tis, √© tamb√©m pela web que pessoas podem encontrar ajuda a podem lidar com o problema do v√≠cio encontrando organiza√ß√Ķes e institui√ß√Ķes que auxiliam na recupera√ß√£o e tratamento desse problema.

Se voc√™ ou alguma pessoa pr√≥xima de voc√™ enfrenta problemas com v√≠cios em jogos de azar online ou na vida real, certifique-se de dar o apoio devido para esse indiv√≠duo e oriente ele sobre os perigos e como √© poss√≠vel tratar problemas relacionados a esse tema usando organiza√ß√Ķes online ou institui√ß√Ķes como o Jogadores An√īnimos, por exemplo.

Deixa uma resposta